À medida em que atletas, sejam eles amadores ou de alta performance, se exercitam durante as provas e treinos, o corpo também passa a ser agredido nas atividades, mesmo que seja de forma mínima, onde muitos acabam recorrendo ao recovery esportivo para a prevenção de lesões.
Quando as estruturas musculares são exigidas durante a prática esportiva, as chamadas microlesões ocorrem. Estes sinais podem ser notados como a clássica ‘dor do dia seguinte’, que muitas pessoas sentem após treinos, sejam eles, leves ou de alta intensidade.
Estas dores horas após os treinos se dão devido a liberação de substâncias, como as prostaglandinas, que são responsáveis pela dor. Em alguns locais de bastante estresse muscular, como nas coxas ou braços, pequenos edemas e inchaços podem ser notados.
Caso o atleta não respeite seus limites, estes pequenos sinais podem se transformar em uma inflamação muscular e evoluir para uma lesão. Além disso, o descanso também é outro ponto importante em tal situação, uma vez que as microlesões musculares precisam cicatrizar para que a próxima bateria de treinamentos seja retomada.
O Recovery esportivo tem papel fundamental na recuperação muscular de um atleta e da manutenção de sua qualidade de vida, uma vez que múltiplos processos são utilizados, a fim de acelerar a cicatrização das micro lesões para que as provas ou atividades do dia seguinte possam ser praticadas na mesma intensidade, sem que haja uma maior predisposição para lesões.
Massagens para soltura muscular podem ser aplicados e combinados com alongamentos, manipulações das vertebras ou com aparelhos que emitem percussões/vibrações , que tem por objetivo, diminuir a rigidez muscular e favorecer a circulação sanguínea no local.